Confira 5 dicas incríveis para usar papel de parede na decoração

4 minutos para ler

Usar papel de parede na decoração é uma opção bastante versátil, que pode ser usada em diferentes cômodos da casa. A aplicação é simples e é possível encontrar modelos dos mais diversos estilos e preços no mercado.

Contudo, ao decidir por esse acabamento, é normal surgirem dúvidas sobre como escolher o ideal e como ele pode ser utilizado na decoração. Você tem interesse no assunto? Neste conteúdo, separamos 4 dicas incríveis para ajudar!

1. Pense nas estampas utilizadas

Uma das grandes vantagens de usar papel de parede é a diversidade de modelos que você consegue encontrar, lisos ou com estampa. Aqui, vale a pena considerar como será a aplicação (total ou parcial) e o estilo do ambiente.

Existem estampas simples, com listras ou padrões discretos, enquanto outras são bastante trabalhadas com detalhes e diferentes cores. Por isso, ao definir o modelo, considere quantas paredes serão decoradas: é bastante comum escolher opções mais trabalhadas para aplicar em apenas uma ou duas paredes do cômodo, enquanto as outras ficam com cores neutras e sem estampas.

2. Combine com as cores do ambiente

Da mesma forma que acontece na escolha da tinta de parede, o papel também deve combinar com as cores do cômodo. Nesse momento, você deve considerar os móveis e elementos decorativos utilizados, avaliando cores e estampas.

Com base nisso, procure alternativas que harmonizem com o espaço e mantenham o equilíbrio. Se o ambiente tem cores mais claras, o papel de parede pode ter estampas mais coloridas. Por outro lado, se o cômodo for mais colorido, aposte em uma opção mais neutra.

3. Experimente diferentes texturas

Além das estampas, os papéis de parede também podem apresentar diferentes texturas, como os relevos, que garantem um design mais realista e rico. Eles podem trazer a sensação de diferentes materiais, como tecidos ou palhas, com preços bastante acessíveis.

Nos modelos texturizados, é possível encontrar opções que imitam acabamentos, como tijolinhos, pedras e madeiras. Essa é uma opção rápida para mudar totalmente o estilo de um ambiente sem precisar investir em grandes reformas.

4. Inove no local de aplicação

Quando se fala em usar papel de parede, o primeiro pensamento, sem dúvidas, é revestir as paredes. Porém, ele pode ser aplicado de outras formas para renovar o imóvel e criar um design diferenciado. Alguns locais que podem ser decorados com esse acabamento são:

  • portas;
  • teto;
  • lareiras;
  • escadas;
  • portas;
  • cabeceiras.

Eles podem ser usados para dar mais destaque para esses itens, trazendo mais atenção para detalhes do cômodo. Desse modo, em vez de investir em grandes reformas, você faz pequenas alterações com o papel de parede, modificando os espaços de forma econômica e rápida.

5. Escolha o material adequado

Por fim, independentemente das cores, texturas e estampas escolhidas, é fundamental escolher um material de qualidade, considerando também o ambiente onde ele será aplicado. Eles podem ser confeccionados com diferentes itens, por exemplo:

  • fibras naturais;
  • vinílicos;
  • borracha;
  • veludo;
  • mica.

Além da aparência, isso influenciará nos cuidados necessários. Alguns materiais não devem ser molhados, enquanto outros podem ser lavados com detergente e água normalmente por serem impermeáveis. Portanto, avalie todas as características para escolher o tipo ideal para cada cômodo.

Seguindo essas dicas para usar papel de parede na decoração, sem dúvidas você conseguirá criar um ambiente incrível na sua casa. Caso tenha dificuldades para escolher, vale a pena contar com o suporte de um profissional para definir as melhores opções para cada cômodo.

Gostou do conteúdo? Se você quer outras dicas para criar ambientes incríveis na sua casa, aproveite e conheça as principais tendências de decoração!

Você também pode gostar

Deixe um comentário