Investir em terrenos vale a pena? Saiba mais sobre o assunto!

3 minutos para ler

O ramo imobiliário é uma opção bastante tradicional para quem tem dinheiro em mãos e deseja investir, já que é um setor que está em constante crescimento. Com os terrenos não poderia ser diferente. Além de serem versáteis, já que o investidor pode construir o que desejar, eles apresentam alto nível de retorno financeiro a médio e longo prazo.

Outra vantagem de investir em terrenos é o fato de serem mais acessíveis do que uma edificação, mesmo tendo uma valorização maior, sendo uma boa opção também para investidores iniciantes.

Se você tem dúvidas se vale a pena fazer esse tipo de investimento, continue lendo nosso post! Mostraremos as principais vantagens de investir em terrenos. Confira!

Menor custo a longo prazo

Ao fazer um investimento, além de investigar o valor do bem, é preciso também ficar atento aos custos de manutenção ao longo do tempo. Afinal, de nada adianta fazer um baixo pagamento e precisar investir grandes quantias mensalmente.

Nesse quesito, os terrenos têm uma grande vantagem em relação aos outros imóveis. Os custos de manutenção costumam se basear no IPTU, nas taxas municipais e no consumo mínimo de energia e água. Dessa forma, você economiza enquanto espera seu investimento crescer.

Possibilidade de valorização

A grande vantagem de investir em terrenos é que a sua valorização está baseada em investimentos externos, não obrigando o proprietário a realizar uma construção sobre ele, por exemplo, para ter retorno.

Isso acontece porque o influenciador principal no valor da propriedade é o entorno. Investimentos públicos no espaço urbano, crescimento de comércios e serviços e até construções privadas alteram a oferta e demanda pelos terrenos. Por isso, antes da compra, é importante pesquisar áreas com potencial de expansão.

Revenda facilitada

Caso você se sinta inseguro em fazer um investimento por receio de passar por problemas financeiros no futuro, com um terreno você não precisa se preocupar. Justamente por apresentar tanto benefícios, esse tipo de imóvel apresenta uma maior liquidez, sendo mais fácil de vender do que uma construção, por exemplo.

Como muitas regiões estão em constante desenvolvimento, em poucos anos seu bem estará melhor localizado, a procura pela compra aumentará e você poderá pedir o preço justo.

Segurança

O investimento em terrenos é um dos mais seguros e estáveis, ganhando inclusive da caderneta de poupança, por exemplo. Isso acontece porque tendo a documentação regularizada, os direitos estarão garantidos e o imóvel não sairá de lá.

Além do mais, ao adquirir um terreno, você evita de gastar o dinheiro sem planejamento, de forma que não traria lucro futuramente.

Como você deve ter percebido após a leitura, investir em terrenos é um ótimo negócio. Porém, você precisa estar atento a todos os detalhes e consciente de todos os benefícios e riscos. Para isso, pesquise o histórico da propriedade, verifique a documentação exigida, confira a infraestrutura da localização e tome cuidado com irregularidades, como de ordem ambiental.

Para ter certeza de que está fazendo um bom negócio e de que não terá problemas no futuro, procure a ajuda de um especialista no assunto. A Azul Empreendimentos tem mais de 25 anos de experiência e está presente em 6 estados brasileiros. Entre em contato!

Você também pode gostar

Um comentário em “Investir em terrenos vale a pena? Saiba mais sobre o assunto!

Deixe um comentário